Página Inicial
Mahabharata
Perguntas e Respostas
Vida e Pensamentos
Fale Conosco

 

Quem é Acharyadeva

 

Hridayananda dasa Goswami (Dr. Howard J. Resnick), mais conhecido como Acharyadeva, é um dos mais destacados líderes espirituais da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna - ISKCON. 

Doutor em Sânscrito e estudos Indianos pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, nos últimos vinte anos tem se dedicado a traduzir e divulgar as escrituras védicas da Índia milenar para o Ocidente. Autor de diversos livros, entre suas obras literárias destacam-se as traduções do Mahabharata, o maior épico da Índia antiga, e a conclusão do Srimad-Bhagavatam, o mais importante dos Puranas.

Acharyadeva nasceu a 5 de novembro de1948, em Los Angeles, Califórnia. Quando estudante, devido à sua grande aplicação conseguiu uma bolsa de estudos integral na Universidade da Califórnia, onde assistiu a uma palestra dada por sua Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o fundador e mestre espiritual do Movimento da Consciência de Krishna. Impressionado com a erudição e santidade de Srila Prabhupada, Acharyadeva tornou-se seu discípulo no dia 8 de fevereiro de 1970.

Desde o começo, Acharyadeva distinguiu-se por sua eloqüência, devoção e dedicação aos estudos dos escritos de seu mestre espiritual, através dos quais adquiriu profundo conhecimento de sânscrito. Em 1972, aceitou a ordem de vida renunciada, sannyasa, para dedicar-se totalmente a cumprir a missão de seu mestre espiritual: a divulgação da consciência de Krishna em todo mundo. Nos dois anos seguintes, viajou amplamente, dando conferências em faculdades e universidades nos Estados Unidos.

Em 1974, Acharyadeva foi nomeado membro do Corpo Administrativo da ISKCON, sendo incumbido do desenvolvimento da consciência de Krishna na América Latina. Nos três anos seguintes, estabeleceu vinte e cinco centros da Sociedade e atraiu milhares de simpatizantes à consciência de Krishna. Em suas viagens pela América Latina, encontrou-se com várias autoridades políticas e líderes religiosos, conversando com eles em português e espanhol fluentes.

Em 1976, fundou as divisões da Bhaktivedanta Book Trust em português e espanhol, que já distribuíram mais de vinte e cinco milhões de livros em toda América Latina.

Pouco antes de falecer em novembro de 1977, Sua Divina Graça Srila Prabhupada pediu a Acharyadeva, bem como a outros dez proeminentes discípulos, que aceitassem a função de mestre espiritual e iniciassem discípulos para dar continuidade à sucessão discipular originária do Senhor Supremo, Krishna.

O maior desafio de sua carreira como líder espiritual, contudo, adveio quando os líderes da ISKCON, reconhecendo sua grande erudição devocional, incumbiram-no de completar a tradução e comentários monumentais de Srila Prabhupada ao Srimad Bhagavatam, o mais importante clássico da literatura védica.

Por milhares de anos na Índia, grandes mestres espirituais apresentaram comentários sobre o Bhagavatam para esclarecer sua urgente mensagem às pessoas de suas épocas. Acharyadeva é o primeiro ocidental a quem é confiada esta laboriosa tarefa, e seu sucesso em comunicar a essência da herança espiritual da Índia aos leitores modernos já tem sido notado por eruditos e religiosos de todo mundo.

Acharyadeva atualmente mora nos estados Unidos, e com freqüencia viaja por todo mundo para divulgar a consciência de Krishna e supervisionar os trabalhos de seus muitos discípulos.

 

 

   

Crítica Literária

Máximas